segunda-feira, 19 de março de 2012

Caraguá marca presença no 1º Festival de Slackline de Ilhabela


Caraguá foi representada pela equipe de Slackline “Paradoxx”, durante o 1º Festival de Slackline de Ilhabela. Apoiado pela Secretaria de Esportes (SECER), o grupo, composto por 15 integrantes, se consolidou como a primeira equipe desta modalidade formada em Caraguatatuba.

Realizado com o apoio da Prefeitura de Ilhabela, o 1º Festival de Slackline reuniu mais de 400 participantes de cidades como Santos, São Paulo, São Sebastião, Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Caraguá, Volta Redonda, Jacareí, Jundiaí, Taubaté e Itatiba. Durante o evento, foi realizada uma disputa entre os slackliners, com nove duplas masculinas e duas femininas, onde cada um tinha dois minutos para fazer a melhor apresentação sobre a fita. O destaque da equipe de Caraguá ficou para Aline Monteiro, que conquistou o primeiro título da modalidade para o município, sagrando-se campeã do torneio de Slackline na categoria Trickline Feminino.
Considerado um esporte de equilíbrio, o Slackline assemelha-se à corda-bamba. Apesar de muito conhecido e praticado pelo mundo afora, foi introduzido recentemente em Caraguá. O slackliner é o equilibrista. Seu objetivo é caminhar sobre uma corda ou fita tensa, presa pelos dois extremos de ancoragem em altura e distância compatíveis com a habilidade do equilibrista e as possibilidades de segurança do local. É uma prática desportiva desenvolvida também como técnica de meditação, que aplica habilidades do equilibrismo dinâmico, aguçando a consciência e a concentração, além de ser um grande divertimento.
Em Caraguá, o Slackline nasceu a partir do festival alternativo “Mudando o Tom da Praça”, realizado pelo Governo Municipal através da Secretaria de Esportes, no final de 2011. A partir daí, o esporte foi ganhando cada vez mais adeptos, de todas as idades.
Segundo explica Luiz Fernando Pilar da Motta Sampaio Netto, integrante da equipe pioneira na modalidade em Caraguá (Paradoxx), o esporte tem sido praticado na cidade por várias pessoas em diferentes lugares. “Nossa equipe, por exemplo, pratica slackline em lugares pré-determinados em nossa página no Facebook, mas a escolha do local é feita diariamente. Todos podem participar. Basta acompanhar nossas atualizações diariamente.

Point do dia
Quer saber o point do Slackline da equipe Paradoxx em Caraguá? Acesse o endereço https://www.facebook.com/pages/Paradoxx-Slackline-CREW/343761738996417 e fique por dentro!

Um comentário: