segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Melhor Idade apresenta coreografia com músicas ao vivo sobre Caraguá no JORI

Com canções e poemas sobre Caraguá, Terceira Idade homenageia o município na modalidade de Coreografia do JORI, com música e percussão ao vivo


O Governo Municipal, através das secretarias de Esportes e Recreação e Assistência Social de Caraguá, será representado Terceira Idade na 15ª edição do JORI – Jogos Regionais do Idoso, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo e a cidade de Guaratinguetá – sede do evento em 2011.

Pela primeira vez a equipe caiçara participa do JORI – Jogos Regionais do Idoso, de uma maneira inovadora, com música, percussão e canto ao vivo na modalidade “Coreografia”, homenageando o município com o Pout Pourri “Caraguatatuba”, com letras, canções e poemas sobre a cidade, de importantes autores como Renato Navarro Magalhães, Vicentina Barbieri, Ton Ferreira, Ubirajara Ferreira (Bira), Rita Pisteco e Mauricio Poeta Neto.

Com músicas ao vivo, Luci Machado, Ubirajara Ferreira e Antonio Carlos Paschoalin, darão o tom especial à coreografia das meninas da Terceira Idade de Caraguá, que ensaiam desde agosto com a professora de Educação Física Rita Pisteco, a convite da professora e Coordenadora de Ginástica da Secretaria de Esportes Lúcia Gardelin.

Segundo a coreógrafa o trabalho foi gratificante. “Elas se empenharam. A dificuldade em uma coreografia é a mesma em qualquer faixa etária. Para chegar no resultado de hoje trabalhamos a ocupação espacial em diferentes frentes, lateralidade e a relação espaço/tempo. Trata-se de um trabalho bastante especial”, disse Rita Pisteco.

Para a atleta Aparecida Dias Alves Brasil, 64, que participa do JORI nas modalidades Voleibol e Coreografia, participar dos Jogos é uma grande satisfação. “Quando comecei a acompanhar a Terceira Idade não podia competir porque tinha menos de 60 anos, então ia como ajudante. Agora sou atleta, com muito orgulho, e vejo o JORI como um momento especial, que proporciona saúde, bem estar. Participar da Terceira Idade rejuvenesce e faz com que tenhamos uma nova visão sobre a vida, sem espaço para depressão, que é o sentimento de quem fica em casa e não se abre para as novas perspectivas a partir dos 60 anos”, explicou a atleta.

Luci Machado, advogada conhecida em Caraguá e mãe do saudoso Ton Ferreira, participa desta edição do JORI, emprestando sua voz para a modalidade de Coreografia. Entre músicas e trechos de poemas, amarrados com cuidado e carinho pela coreógrafa Rita Pisteco, Luci cantará o Hino de Caraguá, marchinha de Carnaval da professora Vicentina Barbieri, finalizando com “... se você descer a serra, você vai ver um lugar tão lindo chamado Caraguá...”, trecho de uma das músicas mais famosas de Ton.

Para Luci, fazer parte deste “momento” é uma grande satisfação. “É maravilhoso ver meu filho homenageado, e poder cantar uma música composta por ele, que mostra seu amor por Caraguá. Tenho certeza que, onde quer que ele esteja, está feliz e conosco, em pensamento e coração”, finalizou.

Delegação do JORI terá 84 atletas da Melhor Idade de Caraguá
A delegação de Caraguatatuba, acompanhada pelo técnico e professor da Terceira Idade, professor Dagoberto Azevedo, participa do evento, de 5 a 9 de outubro, com 84 atletas com faixa etária entre 60 e 93 anos, que disputarão as modalidades Atletismo, Bocha, Buraco, Coreografia, Damas, Dança de Salão, Dominó, Malha, Natação, Tênis de Mesa, Truco, Voleibol e Xadrez.

Para o professor da Terceira Idade, a participação no evento já era garantida, uma vez que a cidade marcou presença em todas as edições do JORI. “O intuito é valorizar a prática esportiva, promovendo saúde e bem estar. Não buscamos a competição, e sim o resgate da autoestima e melhor convívio pessoal dos participantes”, concluiu Dagoberto Azevedo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário