sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Equipe de Caraguá marca presença na Taça Brasil Total de Hapkido neste domingo em Caçapava

20 atletas da Secretaria de Esportes representarão Caraguatatuba na categorias Mirim, Infantil, Juvenil, Adulto e Master, neste domingo em Caçapava

O Governo Municipal, através da Secretaria de Esportes e Recreação, será representado pela equipe de Hapkido na Taça Brasil Total no final de semana.

O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Hapkido – Interestilos e Kobra Fight Company, será realizado neste domingo, 2 de outubro, na cidade de Caçapava, reunindo centenas de participantes de diferentes regiões.

Segundo explica o técnico da modalidade Alexandre Abranches, participam do torneio 20 atletas da Secretaria de Esportes e Recreação. “A equipe caiçara disputa as categorias Mirim, Infantil, Juvenil, Adulto e Master”, informou o professor de Hapkido. 

Indaiá e União Colonial empatam em jogo da 1ª Divisão

O Campeonato de Futebol Amador teve mais uma partida realizada nesta quinta-feira, 29 de setembro, no campo do CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), sob a
realização do Governo Municipal através da Secretaria de Esportes de Caraguá.

As equipes E.C. Indaiá e C.A. União Colonial, empataram em 2 a 2 no jogo nº 39 do grupo “B” da 1ª Divisão. Dois gols foram marcados por Felipe Pimenta para o Indaiá e Kelvin e Diego marcaram para o Colonial.

Nesta sexta-feira (30), mais um jogo da 1ª Divisão acontece no campo do CEMUG às 20h15 pelo grupo “B”, as equipes E.C. Barranco Alto e Jetuba F.C. enfrentam-se no jogo nº 37.
Encerrando a rodada no domingo, 2 de outubro, mais dois jogos acontecem no CEMUG. Às 11h C.A. Poiares e Tabajara F.C. disputam a partida, e às 14h A.E. Grêmio e E.C. São José entram em campo.


Dois jogos da 2ª Divisão agitam o Campo do XV no domingo

Com realização do Governo Municipal através da Secretaria de Esportes, o Campeonato de Futebol Amador da 2º Divisão terá mais duas partidas neste domingo dia 02 no campo do E.C XV de Novembro.

A primeira partida começa ás 13:00 com as equipes A.E Gaivotas e E.C Estrela do Morro, na seqüência ás 15:00 se enfrentam União do Litoral E.C e Fluminense F.C

Campeonato de Futebol Master terá quatro rodadas no final de semana

Quatro partidas do Campeonato de Futebol Master (40 anos), agitam o final de semana nos campos no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) e Clube Atlético Poiares.

Com realização do Governo Municipal através da Secretaria de Esportes, as primeira partida deste final de semana acontece no sábado, 1 de outubro, às 15h, no campo do CEMUG,ocasião em que as equipes E.C. Barranco Alto e E.C. Estrela do Morro enfrentam-se pelo grupo “A”. Na sequência, também no campo do CEMUG, às 16h30 pelo grupo “B”, entram em cena as equipes C.A. Guarani e E.C. Primavera.

Ainda no sábado às 15h no campo do Clube Atlético Poiares (antigo Objetivo), as equipes E.C. Casa Branca e E.C. Tourinhos jogam pelo grupo “B”. Fechando a rodada do final de semana, no domingo às 9h no campo do CEMUG, acontece o jogo do grupo “C” entre as equipes Amigos Pitiko e Fluminense F.C..

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Caraguá comemora primeiro ano de atividades em grande estilo


Por Mirian Lie - Avebesp


 
Sucesso do projeto é coroado com a realização do Torneio Internacional “Edson Bispo dos Santos”


Um ano após a implantação, o GIBI na Escola em Caraguatatuba continua em curva ascendente, sedimentando as conquistas até o momento. O Projeto GIBI em Caraguá foi lançado oficialmente pela Avebesp – Associação dos Veteranos de Basquete no Estado de São Paulo em outubro de 2010, com as presenças, representando o governo Estadual, do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, e do secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Benedito Fernandes. Entre as autoridades de Caraguatatuba, prestigiaram o evento o prefeito, Antonio Carlos da Silva, e os secretários Mario Covas Neto (Governo), Nivaldo Alves (Esportes), Rute Possi Casati (Educação) e Rubens de Castro (Adjunto de Esporte).

O GIBI na Escola em Caraguatatuba atualmente é formado por 21 turmas de sete escolas, de 300 meninos e meninas entre 8 e 17 anos e está cargo dos professores Claudia Porazza, Jacqueline Macedo, Leandro Pereira, Juliano Scarpante e Edson de Carvalho que se dividem para atender a crescente demanda e os propósitos do GIBI, de incentivar a prática do basquete atrelado a um programa de inserção social. Como incentivo e prática em competições, promovem regularmente Festivais reunindo escolas do Projeto GIBI.

Outra proposta do GIBI, de prospectar talentos que possam despontar para o futuro do esporte no Brasil também vem sendo atendida. As turmas colocam em prática o que aprendem em aulas, disputando o torneio Nova Liga de Basquete do Vale- NLBV, promovido pela Abasc - Associação dos Amigos do Basquetebol de Caraguatatuba, entidade filiada à Avebesp – Associação dos Veteranos de Basquete do Estado de São Paulo.
Participaram da primeira rodada da Liga times de São Sebastião, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Lorena e de Caraguá. “O objetivo do certame é motivar os alunos e formar uma equipe apta a começar a disputar colocações nas categorias de base, no futuro”, afirmou Rubens de Castro, presidente da Abasc.
Caraguá no Youtube
Agora é possível acessar o canal de Comunicação do Governo Municipal na Secretaria de Esportes

O Canal Jornalismo Caraguá já está disponível para acesso em todos os computadores da Secretaria de Esportes. A liberação foi feita pela Secretaria de Planejamento a pedido da Assessoria de Comunicação – órgão do Governo Municipal responsável pela produção de todo o material de mídia governamental.
Visite hoje mesmo a página www.youtube.com.br/jornalismocaragua e confira mais de 380 vídeos, com reportagens de várias emissoras de TV sobre Caraguá, além de produções da equipe de Comunicação do Governo Municipal sobre a cidade, pontos turísticos, eventos, entre outros.
A novidade é que a partir de agora, todo esse conteúdo veiculado nas TVs está disponível para os servidores, que poderão conferir reportagens e afins dentro da própria secretaria. Acesse e confira!

Indaiá e União Colonial jogam hoje pela 1ª Divisão no campo do CEMUG


As equipes E.C. Indaiá e C.A. União Colonial, enfrentam-se às 20h15, nesta quinta-feira (29), no campo do CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).

A rodada de nº 39, válida pelo Grupo B da 1ª Divisão é mais uma realização do Governo Municipal através do Departamento de Futebol da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá. A entrada é franca. Prestigie!

Brasília goleia EMC em 5x0 em disputa do Campeonato de Futebol Master

O E.C. Brasília goleou por 5 a 0 o EMC F.C., em jogo realizado nesta quarta-feira, 28 de setembro, no campo do CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), válida pelo Campeonato de Futebol Master (40 anos).

Com realização do Governo Municipal através da Secretaria de Esportes, a disputa foi marcada pelos gols de Jurandir (2) e Edson pelo Brasília. 

Mini Feminino do Gibi Massaguaçu disputa classificação para final da NLBV em Pinda neste domingo

O Grupo de Iniciação ao Basquete Infantil (GIBI) da EMEF Luiz Ribeiro Muniz, Martim de Sá, já conquistou sua vaga na disputa da final. A equipe que vencer a rodada deste domingo, em Pinda, garante a outra vaga na decisão da Nova Liga

A Nova Liga de Basquete do Vale (NLBV) chegou à fase de classificação. Neste domingo, 2 de outubro, acontece a rodada decisiva na categoria Mini Feminino, no ginásio João do Pulo, em Pindamonhangaba.

A equipe das EMEFs Antonia Antunes Arouca e Benedito Inácio Soares, do bairro Massaguaçu, que jogam na categoria até 14 anos (Mini Feminino) enfrentam o time pindense em partida prevista para às 11h.

Vale destacar que as meninas da EMEF Luiz Ribeiro Muniz, Martim de Sá, já conquistaram vaga na decisão e enfrentarão a equipe que vencer a rodada deste sábado. O time perdedor será 3º colocado do torneio da Nova Liga de Basquete do Vale. A grande final será realizada em Caraguá, em data a ser definida posteriormente. 

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Perfil: Nivaldo Alves... Um caiçara com esporte na veia


 
“Ainda menino, com apenas sete anos, já trabalhava no comércio de seu pai, na antiga e pacata Caraguá, cidade onde nasceu!”

Nivaldo Alves é Secretário de Esportes e Recreação da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e está à frente da secretaria pela segunda vez. Agora, nesta terceira gestão do prefeito Antonio Carlos da Silva, consolida suas aspirações em relação à área.
A cidade não poderia ter melhor gestor para a pasta; Nivaldo é caiçara, nascido na cidade, e vem acompanhando e sentindo as transformações locais, dos tempos áureos da Fazenda dos Ingleses, passando pela dramática catástrofe de 1967, quando a Serra do Mar veio abaixo, até os dias atuais, quando Caraguá se reconstruiu pelas forças de cidadãos como ele e seus pais, que permaneceram no litoral para dar vida a uma nova cidade moderna e em desenvolvimento, por ter se aberto à recepção de quantos a escolhessem como local para fincar raízes e colaborar, assim como os seus já haviam feito anteriormente.
Seu pai era de Natividade da Serra e sua mãe de Paraibuna. Essa família, que já        tinha descoberto as trilhas litorâneas através de gerações anteriores, via Caraguá como um centro de trocas. “Meus pais desciam com fumo e subiam com peixe salgado e outras especiarias, até que decidiram ficar aqui. Se colocarmos na ponta do lápis, entre meus bisavós e avós temos entre 120 e 130 anos na cidade”.
Ele era apenas um dos nove filhos (dos quais três morreram ainda novos) e viu na     figura paterna o exemplo de que pode-se fazer de tudo quando o assunto é trabalho, afinal, seu pai  foi construtor, trabalhou na Fazenda dos Ingleses, até estabelecer-se, comercialmente, na Avenida Miguel Varlez. Foi nessa época que o Secretário de Esportes de Caraguá deu seus primeiros passos em direção ao futuro, aprendendo aos sete anos a dar troco no bar de seu pai. Aliás, curiosa história sobre esse primeiro comércio da família, já mostrava o direcionamento político e o senso de justiça que seguiria mais adiante, num exemplo paternal. Seu pai inaugurou o bar no dia 31 de março de 1964, data da Revolução mais conhecida como “Golpe Militar”. Vendo que o estabelecimento iria chamar-se “1º de abril”, questionou seu pai, já que a inauguração tinha sido no dia anterior, mas teve como resposta que jamais faria alusão à data, já que não concordava e, portanto, não podia prestigiar esse dia, compactuando com a maneira como a Revolução havia ocorrido.  Nascia aí seu gosto pela política.
Nivaldo tem a cultura caiçara na veia. Seu sustento, seu crescimento e tudo em sua vida veio através do esforço; desde muito cedo trabalhou em funções bastante variadas. “Fui ajudante de pedreiro, de eletricista... vendi sorvete na praia, maçã do amor, coxinha, cocada, pastel, banana... aí veio a enchente – A Catástrofe de 18 de março de 1967 – que destruiu a cidade e os sonhos de muita gente. A tromba d’água derrubou nossa casa, e tivemos que mudar para São Sebastião onde meu pai abriu um comércio na Guarda Mor Lobo Vianna, e ali ficamos por dois anos. Foi um momento muito marcante na minha vida.... época do auge dos Beatles, Rolling Stones e Os Incríveis... época em que eu ia muito ao cinema. Quando voltei para Caraguá fui estudar o ginasial no Thomaz Ribeiro de Lima e, assim que conclui essa etapa de meu estudo, meu pai achou que era hora de colocar a mão na massa. Tive a oportunidade de trabalhar com a venda de jornais e revistas... emprego que achei importante. Um pouco mais adiante eu já tinha realmente gosto por esporte e política. Não perdia os programas de Vicente Leporace na Rádio Bandeirantes, cujo bordão ‘Assino e dou fé’ virou um símbolo na defesa dos oprimidos no programa O Trabuco. A gente já vinha acompanhando alguma coisa da política desde a Revolução, e num universo mais municipal, via a política despontar... com as minhas primeiras lembranças políticas desde a eleição do saudoso prefeito Boneca – Geraldo Nogueira da Silva, e depois do Silvio Luis dos Santos... o Silvio Careca... daí para frente a cidade foi tomando outra forma”.

Olhar caiçara

“Eu estive aqui o tempo todo... na instalação da comarca em Caraguá... na inauguração da fonte luminosa” – um cartão postal que ainda hoje encanta as crianças com suas cores e movimentos.
Nilvaldo estudou no Grupo Escolar de Caraguatatuba, onde hoje funciona o Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos e MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e divide com os caiçaras de coração um pouco daquilo que guarda das lembranças mais remotas. “A gente morava em frente à Santa Casa... e quando faltava água na cidade, a Casa de Saúde Stella Maris vinha buscar água em minha casa, porque meu pai tinha feito um poço muito bom. Era uma satisfação ajudar... aliás... trabalhei como voluntário na Santa Casa algum tempo.
Dos tempos de menino ao jovem que se tornou, Nivaldo guardou as memórias da antiga Caraguá na lembrança e ajudou a construir uma nova cidade, junto com as famílias que optaram em ficar e ver emergir dos escombros, a, posteriormente, considerada “Capital do Litoral Norte”.
E aquele menino... depois jovem... com senso político a ponto de lutar por uma cidade ideal... cresceu... e ao longo de sua jornada trabalhou durante 10 anos no banco Itaú, onde passou por todas as funções desde o administrativo até a gerência. Estudou Administração, mas preferiu o Direito, curso esse que fez por satisfação pessoal e não para advogar. “Entendendo da lei podemos fazer ainda mais em favor das políticas públicas”. Seu ingresso na política aconteceu em 1992 quando elegeu-se vereador.
O Esporte veio para sua vida na segunda gestão do prefeito Antonio Carlos, quando assumiu a Secretaria. Duas vezes Secretário de Esportes, Nivaldo tem muito orgulho da pasta, “Nosso orçamento é de 1,4% e atendemos cerca de 15 mil atletas de todas as idades. Nosso foco está no trabalho sócio-educativo e nas políticas públicas em favor de nosso cidadão caiçara, que acontece a partir do momento em que ele paga seus impostos e tem como retorno o esporte acessível em várias modalidades para seus filhos e toda sua família. Não podemos esquecer que,conforme citou o Secretário Estadual Benedito Fernandes, há uma pesquisa comprovando que a cada R$ 1,00 gasto em esporte economiza-se R$ 4,00 em saúde. Nossa missão é melhorar a qualidade de vida de nossos caiçaras garantindo um futuro com melhores perspectivas”, finalizou Nivaldo Alves.

Educação e Esporte

 
Por Rubens Castro*
Sedução é a palavra certa para definir o sentimento “obrigatório” que deve existir entre as pessoas que se educam mutuamente sendo as protagonistas desta relação os professores e alunos. Seduzir através do encantamento que o conteúdo proporciona somado a uma boa aula e o envolvimento de quem educa: não é a receita de sucesso mas é um excelente começo.
O esporte tem como pilar estratégico nesta relação a paixão por quem o pratica, mas pode ser muito mais explorado. Nada se torna mais interessante quando se trata de paixão.
Neste contexto de densa expectativa, quanto aos eventos esportivos que acontecerão no Brasil nos próximos anos e os impactos na sociedade através da mídia, o esporte se torna inevitável expoente dentro das escolas.
O tema pode e deve ser explorado ao máximo e proporcionará um clima bem favorável para que bons projetos esportivos/educacionais sejam implantados e que suas variáveis de conteúdo sejam expostas e aproveitadas pela comunidade, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento dos educandos.
Só a prática esportiva em si já é algo positivo. Inúmeros benefícios podem ser apontados porém deve haver o enfoque globalizador [1] para que os tentáculos dos conteúdos possam se estender.
A Geografia entra em pauta pois diversos países estarão à vista, bem como suas culturas, costumes e economia.
A Matemática é tão rica numa olimpíada que os números são constantes na mídia. Milésimos de segundo, pontuação dos países, saldo de pontos, porcentagem... tudo fica interessante.
Temas como doping, preconceito, etnia compõem o contexto antropológico e rico de saber.
A Educação Física nunca esteve tanto em evidência e as possibilidades educacionais são ilimitadas e melhor ainda, apaixonantes.
Afinal, quem não gosta de aprender se divertindo?
Vamos para a quadra de aula?



* Rubens Castro é professor de Educação Física e Secretário Adjunto de Esportes da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba


[1] ZABALA, Antonio – Enfoque Globalizador e pensamento complexo: Uma proposta para o currículo escolar – Porto Alegre, RS, 2002.



Família e escola devem ser unir para combater a obesidade infantil


 
 Por João Fernando Lopes

A falta de espaços públicos livres, a ausência de atividades ligadas a performance, a luta desenfreada em busca do heroísmo no esporte, o comércio fácil de jogos de computadores e também a ingestão de "porcarias", produtos alimentícios industrializados que apenas contribuem para o acúmulo de gorduras, são as principais causas da obesidade infantil, doença crônica que já atinge um terço das crianças brasileiras entre 5 e 9 anos, segundo pesquisa do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2009.
O papel do professor e da escola é importante para reverter esse quadro preocupador, mas a educação básica, o costume de praticar esportes e atividades físicas ao ar livre e bons hábitos alimentares sempre devem começar em casa. Podemos citar aqui alguns agravantes que contribuem para a criança se tornar sedentária e obesa.  Por exemplo, há pais que sofreram, eles próprios, decepções em sua juventude ao não obter sucesso nos esportes, e agora também não fazem questão de incentivar seus filhos. Engolidos pelas rotinas da sobrevivência dos grandes centros, outros pais preferem “prender” seus filhos na frente da televisão ou videogame por medidas de segurança: melhor ficar dentro de casa do que ser vítima na rua. Muitas de nossas crianças não conhecem bolinhas de gude, pião e nem mesmo sabem como se constroi uma pipa. O que esperar delas? Crianças esperam apenas estímulos, e é desejável que os pais usem esses conhecimentos para tirar as crianças da frente das “telinhas” e promovam um estilo de vida mais saudável, com a prática de atividades físicas e brincadeiras ao ar livre aliada a bons hábitos alimentares.
 E, como educador, defendo a elaboração de um projeto político pedagógico para dar condições às escolas de promover aulas de educação física melhor elaboradas, receber apoio efetivo para desenvolver projetos extra classe e acesso a metodologias que despertem os interesses das crianças. Precisamos estimular os alunos a praticarem atividades físicas agregando valores à sua participação com assuntos de seus interesses ou ainda aproveitar os eventos esportivos de massa como chamariz. Porém, esta abordagem, este incentivo deve obedecer a critérios de participação e inclusão de modo a criar, na criança, o gosto pelas atividades físicas. Também é necessário apresentar novos esportes a essas crianças, e aproveitar utilizar metodologias que respeitem as faixas etárias e seus níveis de aprendizado e desenvolvimento motor.
Também acredito que se fazem necessários esclarecimentos, ainda mais informações do poder da alimentação. Cabe ao professor conseguir aliados para criar projetos e dinâmicas que demonstrem às crianças as diferenças de alimentações, e talvez um bom início seria expor ou até mesmo pesquisar as diferentes culturas alimentares e seus efeitos no organismo do ser humano, tanto regionais, nacionais, como internacionalmente.


 --------------------------------
João Fernando Lopes é professor de Educação Física e Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Iguaçu – RJ
Atualmente está Coordenador de Modalidades Esportivas da Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba – SP.

Passeio Ciclístico da Primavera acontece em Caraguá neste domingo com sorteio de bicicletas

Pela primeira vez o Passeio Ciclístico, que acontece neste domingo (2), terá concentração na região Sul de Caraguá, na Praça do Travessão. Serão sorteadas duas bicicletas. Participe!

O Governo Municipal, através da Secretaria de Esportes e Recreação, promove neste domingo, 2 de outubro, em Caraguá, o Passeio Ciclístico da Primavera. O evento terá concentração a partir das 8h e previsão de saída para 9h, na Praça Jorge de Castro, no Travessão.

Esta é a primeira vez que o Passeio contempla a comunidade da região Sul. Serão sorteadas duas bicicletas, cedidas pelos parceiros Luizinho da 70 e Padaria Brilhante, além de outros brindes.

O evento será acompanhado pela Divisão de Trânsito de Caraguá, com total segurança aos ciclistas e percurso de cerca de 14 quilômetros sem acesso à rodovia SP-55.  

Conforme rota traçada pela Secretaria de Esportes de Caraguá, os participantes do Passeio Ciclístico passarão por baixo da ponte do Porto Novo, para o acesso à Avenida da Praia sem atravessar a pista. O ponto de chegada para hidratação será o “Kiosk do Edu” (nº 43), na Avenida Geraldo Nogueira da Silva (Rua da Praia), com retorno à Praça do Travessão.

No ponto de hidratação serão distribuídas pulseiras numeradas para participação do sorteio de bicicletas e outros brindes, no retorno à Praça do Travessão.

Todos estão convidados a participar do Passeio Ciclístico da Primavera, lembrando que crianças pequenas devem estar acompanhadas de seus pais ou responsáveis. Não é necessária inscrição antecipada. Participe!

Serviço:
Passeio Ciclístico da Primavera
Data: 02 de outubro (domingo)
Horário: 8h
Local: Praça Jorge de Castro – Travessão

Alunos de Futebol do SESI participam de amistosos no campo do Cruzeiro neste sábado

Esta é a primeira vivência externa dos alunos de futebol de campo do SESI, da turma do professor Marcos Karioca nas categorias Sub-8, Sub-10 e Sub-12

Alunos de esporte educacional do PAF – Programa Atleta do Futuro – uma parceria entre o Governo Municipal, SESI e Construtora Wilney Cardoso, que participam de aulas de futebol de campo com o técnico Marcos Karioka, no Multiclube Ilha Morena, participam neste sábado, 1 de outubro, de amistosos de futebol society na quadra do E.C. Cruzeiro, no Indaiá, com rodadas de equipes Sub-8, Sub-10 e Sub-12.

Segundo o técnico Marcos Karioca, esta será a primeira vivência externa desses atletas, que treinam há cerca de 1 ano em sua equipe. “Vamos participar dos amistosos com cerca de 35 crianças entre 7 e 12 anos. Nosso principal objetivo é a integração e o próprio intercâmbio que uma vivência como esta pode proporcionar a nossos alunos”, destacou.

A primeira partida, da equipe Sub-8 está prevista para às 9h. na sequência entram em campo os alunos do PAF da categoria Sub-10, às 10h, e encerrando as competições do sábado, os atletas da Sub-12 disputam a rodada às 11h.

Vale lembrar que parte dessas crianças viaja para Santos na próxima semana, para conhecer a Vila Belmiro. Conforme explicou Marcos Karioca, 14 atletas do Morro do Algodão participarão da excursão viabilizada pelo SESI. “Bom desempenho na escola e m comportamento foram alguns dos critérios para escolha desses alunos”, concluiu. 

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Edição 2012 dos Jogos Regionais abre a semana


Esta foi a primeira reunião entre representantes das Secretarias Municipais, com o objetivo de preparar a cidade para receber a 56ª edição dos Jogos Regionais do Interior em 2012

O Governo Municipal realizou nesta segunda-feira, 25 de setembro, a primeira reunião da Comissão Organizadora da 56ª edição dos Jogos Regionais do Interior, que Caraguatatuba sediará em 2012.

Estiveram presentes neste primeiro encontro, representantes das secretarias municipais, que ficarão responsáveis pela supervisão do evento em segmentos como Saúde, Alojamentos, Transportes, Estrutura Esportiva, Receptivo Turístico, Modalidades, Premiação, Segurança, entre outros.

O Secretário de Esportes da Prefeitura de Caraguá, Nivaldo Alves, aproveitou a ocasião para falar sobre a importância de Caraguá ter sido escolhida a sediar o evento, em campanha feita nos Jogos Regionais em Taubaté, quando a cidade litorânea foi eleita por 30 x 6 votos contra a o município de Guarulhos. “Não podemos esquecer que este é um evento do Governo do Estado de São Paulo de grande importância, já que sediamos pela primeira vez em 2004 quando Caraguá foi considerada como a melhor recepção aos Jogos dentre todas as edições anteriores. Nossa missão agora é ir além”, disse.
           
 Segundo o Secretário Adjunto de Esportes, Rubens de Castro, com base na última edição dos Jogos, em Pindamonhangaba, Caraguatatuba receberá em julho de 2012, 47 municípios, sete mil atletas e mil dirigentes.

A 56ª edição dos Jogos Regionais terá 24 modalidades, entre elas Atletismo, Atletismo PCD, Basquetebol, Biribol, Bocha, Capoeira, Ciclismo, Damas, Futebol, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Malha, Natação, Natação PCD, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Voleibol e Xadrez. Vale destacar que Caraguatatuba, como cidade sede do evento, pode escolher as modalidades extras, e entre as favoritas estão Beach Soccer, Boxe, Corrida Pedestre e Prova Natatória.  

“Caraguá sediará os Jogos Regionais pela quarta vez em nove anos. Para esta edição de 2012, queremos realizar juntos os melhores jogos e superar as versões anteriores já realizadas aqui. Organização de excelência é nossa principal meta”, concluiu o Secretário Nivaldo Alves.
É importante destacar que para 2013 nenhuma cidade se candidatou e isso coloca o município novamente como possível sede da 57ª edição dos Jogos Regionais do Interior.  

Secretaria de Esportes de Caraguá realiza Curso de Reciclagem para Árbitros de Futsal nesta sexta e sábado

São oferecidas 40 vagas e podem participar da capacitação professores e estagiários de Educação Física, além de árbitros de Futsal. O mini curso é gratuito e acontecerá na Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá

            O Governo Municipal, através da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá realiza nesta sexta-feira e sábado, dias 30 de setembro e 1 de outubro, o Curso de Reciclagem para Árbitros de Futsal. A capacitação é gratuita e acontecerá no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, 30, às 12h, no CEMUG.

Segundo explica o diretor de esportes Mário Luiz da Silva, a reciclagem tem como objetivo atualizar os árbitros, bem como demais participantes quanto a aplicação das novas regras de futsal. “O curso será gratuito e, dará certificação, na prestação serviços de arbitragem nos eventos promovidos pela Secretaria de Esportes. O certificado de conclusão do curso será fornecido pela coordenação, após avaliação da arbitragem nos Jogos Escolares e no torneio feminino Sub-13 de Futsal Feminino, que acontecerão em breve”, disse.

Na sexta-feira, 30 será realizada a abertura do curso de Reciclagem, às 19h, com os profissionais Mario Luiz da Silva (Marinho) e Luiz Carlos Cardim, sob o tema “As oportunidades regionais no campo da bola pesada”. Na sequência, às 19h30, o professor Márcio Soares abordará “A prática da teoria – Regras de Futsal atualizadas”.

No sábado, 1 de outubro, o tema será “A teoria na prática”, com jogos simulados e regras aplicadas na dinâmica da competição, sob a orientação do professor Márcio Soares, a partir das 9h, no CEMUG.

Mais informações sobre o Curso de Reciclagem para Árbitros de Futsal poderão ser obtidas através do e-mail marinho.esportes@caraguatatuba.sp.gov.br e pelos telefones (12) 3888-1086 e 7813-8923. Participe!
                                                                       

Brasília e EMC enfrentam-se nesta quarta-feira pelo Campeonato Master no CEMUG

O Campeonato de Futebol Master é uma realização do Governo Municipal através da  Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá

Com realização do Governo Municipal através do Departamento de Futebol da Secretaria de Esportes Recreação de Caraguá, entram em campo nesta quarta-feira, 28 de setembro as equipes E.C. Brasília e EMC F.C..

A disputa, válida pelo Campeonato Municipal de Futebol Master 40 anos, acontecerá no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG)., a partir das 20h15.

O campeonato teve início do último sábado, e demais jogos da rodada estão previstos para o final de semana nos campos do CEMUG e Clube Atlético Poiares. A entrada é franca. Prestigie!

Surf de Caraguá marca presença na Etapa Hang Loose em Mongaguá

Atletas da Escola de Surf da Secretaria de Esportes de Caraguá, disputaram o Paulista Amador em Mongaguá, no Litoral Sul, neste domingo, 25 de setembro

Caraguatatuba foi representada na etapa do Hang Loose Surf Attack – etapa do Paulista Amador de Surf, realizada no último domingo, 25 de setembro, em Mongaguá, no Litoral Sul de São Paulo. Seis atletas da Escola de Surf da Secretaria de Esportes e Recreação do município, acompanhados pelos técnicos Danilo Oliveira e Luciano Sant’anna, marcaram presença no evento, que reuniu cerca de 150 participantes de todo o Brasil e também do exterior.

Segundo Sant’anna, a competição tem por mais de 18 anos destacado talentos para o surf paulista, brasileiro e até mundial. “Foram revelados no paulista amador também os atletas locais Alexandre Moliterno, Marcus Cardoso e Luciano Brulher, todos profissionais do esporte atualmente”, disse.


Conforme esclareceu o técnico de Surf, que ministra aulas através da Secretaria de Esportes e Recreação, apesar da pouca experiência, os atletas de Caraguá marcaram presença nesta etapa do Paulista Amador. “Eles mostraram que a cidade tem representatividade na modalidade, que já é considerada o segundo esporte do país praticado pelo público masculino e vem crescendo cada vez mais entre as meninas também”, destacou.

Erick Felipe e Rafael Portella terminaram a categoria Junior (Sub 18) na 41ª posição e Marcelo Faro na 49ª. Na Mirim Sub 16, Erick Felipe teve melhor desempenho e terminou na 27ª posição. Na categoria Iniciantes (Sub 14) o estreante Vinícius Lopes terminou em 27º lugar. A equipe caraguatatubense integra as modalidades da Secretaria de Esportes e Recreação e tem o apoio da Associação de Surf de Caraguá.  A próxima etapa do Hang Loose Surf Attack será nos dias 29 e 30 de outubro na praia de Maresias, em São Sebastião.

Para o técnico Luciano Sant’anna, o incentivo da Secretaria de Esportes tem sido importante para a modalidade. “Queremos agradecer o apoio e confiança da do Governo Municipal, que vem apoiando o surf nos últimos anos. Atualmente estamos desenvolvendo um novo trabalho através do projeto SURFE PARA TODOS. Em parceria com a SECER estamos ensinando surfe para todas as idades na praia do Indaiá todas às segundas e quartas-feiras, às 14h e de segunda a quinta a partir das 8h30”, finalizou Sant’anna, que também é presidente da Associação de surf de Caraguá.

Passeio Ciclístico da Primavera será realizado no dia 2 de outubro em Caraguá com sorteio de bicicleta


Em razão da chuva do último domingo, 25 de setembro, o Passeio Ciclístico da Primavera acontecerá em Caraguá no dia 2 de outubro, no próximo domingo, com concentração a partir das 8h na Praça Jorge de Castro, do Travessão. Haverá sorteio de bicicleta e outros brindes!

O Governo Municipal, através da Secretaria de Esportes e Recreação, realiza no próximo domingo, dia 2 de outubro, em Caraguá, o Passeio Ciclístico da Primavera. O evento, que aconteceria no domingo passado, 25 de setembro, não foi realizado em razão do mau tempo, mas acontece neste final de semana, com concentração a partir das 8h e previsão de saída para 9h, da Praça Jorge de Castro, no Travessão.

O evento será acompanhado pela Divisão de Trânsito de Caraguá, com total segurança aos ciclistas e percurso de cerca de 14 quilômetros sem acesso à rodovia SP-55.  

Conforme rota traçada pela Secretaria de Esportes de Caraguá, os participantes do Passeio Ciclístico passarão por baixo da ponte do Porto Novo, para o acesso à Avenida da Praia sem atravessar a pista. O ponto de chegada para hidratação será o “Kiosk do Edu” (nº 43), na Avenida Geraldo Nogueira da Silva (Rua da Praia), com retorno à Praça do Travessão.

No ponto de hidratação serão distribuídas pulseiras numeradas para participação do sorteio de bicicletas e outros brindes, no retorno à Praça do Travessão.

Todos estão convidados a participar do Passeio Ciclístico da Primavera, lembrando que crianças pequenas devem estar acompanhadas de seus pais ou responsáveis. Não é necessária inscrição antecipada. Participe!

Serviço:
Passeio Ciclístico da Primavera
Data: 02 de outubro (domingo)
Horário: 8h
Local: Praça Jorge de Castro – Travessão

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Jiu Jitsu de Caraguá garante 16 medalhas no São Paulo Open neste final de semana

A equipe de Jiu Jitsu da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá encerrou as competições de 2011 com chave de ouro, com 16 medalhas, entre elas nove de ouro, cinco de prata e duas de bronze

A equipe da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá, marcou presença neste final de semana, dias 24 e 25 de setembro, na São Paulo Open de Jiu Jitsu, realizada na Capital paulista.

O evento reuniu cerca de 500 atletas de todo o estado e teve a participação da equipe caiçara sob o comando do coordenador de Artes Marciais da Secretaria de Esportes e professor de Jiu Jitsu, André Medeiros.

Das 16 medalhas conquistadas pela equipe oficial do município, nove foram de ouro, cinco de prata e duas de bronze. Conforme explicou o técnico, esta foi a última competição do Jiu Jitsu em 2011, com destaque no Feminino para a atleta Juliana Barboza, de 17 anos, que venceu três lutas na categoria Adulto Faixa Azul Leve. No Masculino, André Lima também se destacou ao trazer duas medalhas para casa. O atleta venceu três lutas na categoria Adulto Roxa Pesado e outras três na disputa do Absoluto.

Segundo Medeiros, a premiação conquistada na São Paulo Open de Jiu Jitsu é motivo de comemoração para a Secretaria de Esportes de Caraguá. “Estou muito feliz pelo resultado e pelo ótimo desempenho de nossa equipe, já que somente em 2011 conquistamos um total de 94 medalhas”, concluiu o técnico.

Confira os atletas premiados:
1º lugar
José Roberto, André Lima, Alexandre Joaquim, Daniel Jeronimo, Pedro Henrique, Leonardo Rocha, Alexandre Beu, Juliana Barboza e Leandro de Souza.
2º lugar
Rene dos Reis, Anderson Santos, Marcos Bratti Junior, Otavio de Barros e Luis Fernando,
3º lugar
Pablo Eduardo e Vinicius Antunes

Inscrições para os Jogos Escolares Municipais terminam nesta sexta-feira

As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (30), nas categorias Pré-Mirim e Mirim (12 e 14 anos). As modalidades do JEM são Basquetebol, Damas, Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez

O Governo Municipal, através da Secretaria de Esportes e Recreação realizará de 7 a 13 de outubro a edição 2011 do JEM – Jogos Escolares Municipais.

As inscrições nas modalidades Basquetebol, Damas, Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez, para estudantes nas categorias Pré-Mirim (12 anos) e Mirim (14 anos), devem ser feitas até sexta-feira, 30 de setembro.

Podem participar das competições unidades escolares municipais, estaduais e particulares de Caraguatatuba, que estejam com os alunos-atletas regularmente matriculados.

De acordo com o Diretor de Esportes da SECER, Mario Luiz da Silva, os principais objetivos do JEM são promover a saúde e o desenvolvimento físico e intelectual através do esporte, propiciar a integração entre participantes de diferentes unidades escolares ampliando as oportunidades de socialização, incentivar hábitos saudáveis e favorecer o surgimento de novos talentos em Caraguá.

Conforme o regulamento do JEM, cada aluno poderá participar de duas modalidades, sendo uma individual e outra coletiva. As inscrições poderão ser feitas pelas Unidades Escolares, até às 16h do dia 30 de setembro, por meio de documento protocolado na Secretaria de Esportes e Recreação.

Confira o regulamento e programação do JEM no Blog da Secretaria de Esportes acessando www.esportecaragua.blogspot.com e na página do Esporte do site da Prefeitura de Caraguá: www.caraguatatuba.sp.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 3888-8923 e 7813-8923. Participe!

Congresso Técnico do JEM nesta terça
Acontece nesta terça-feira, 27 de setembro, o Congresso Técnico dos Jogos Escolares Municipais (JEM). A reunião será realizada às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos. 

Caraguá conquista 32 medalhas na Copa Caçapava de Karatê

Com a participação de mais de 300 atletas, o Karatê da Secretaria de Esportes de Caraguá fez bonito e trouxe 32 medalhas para casa

Caraguatatuba marcou presença neste domingo, 25 de setembro, na 13ª edição da Copa Caçapava de Karatê, com 26 atletas da Secretaria de Esportes e Recreação, acompanhados pelo técnico Angelo Augusto.

O evento, que contou com a participação de cerca de 300 atletas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, aconteceu nas dependências do Grêmio Recreativo Nestlé.
           
A equipe caiçara foi destaque na competição e trouxe para casa 32 medalhas sendo sete de ouro, sete de prata e outras 18 medalhas de bronze.
          
  Para o técnico Angelo Augusto, o resultado foi uma boa surpresa. “Grande parte das medalhas que conquistamos foi graças ao desempenho de nossos atletas da equipe Infantil. Há três anos foi iniciado um trabalho de base na EMEF Adolfina Leonor Soares, no Sumaré, com alunos na faixa etária entre 4 e 7 anos, que fizeram bonito na Copa Caçapava e garantiram medalhas para nossa cidade”, disse Augusto.

Vale destacar que Karatê é uma das modalidades que integra o trabalho de esporte educacional, em uma parceria inovadora entre secretarias de Esporte e Educação, descobrindo futuros atletas para o município.

            

Mirim Feminino de Caraguá vence Pinda em rodada da Nova Liga de Basquete do Vale

As rodadas, válidas pela Nova Liga de Basquete do Vale, foram realizadas no sábado em Pindamonhangaba, e no domingo em Caraguá

As equipes do Projeto GIBI (Grupo de Iniciação ao Basquete Infantil) e EMEC (Escola Municipal de Esportes de Caraguatatuba) disputaram rodadas da Nova Liga de Basquete do Vale (NLBV) neste final de semana, no Vale do Paraíba e Litoral Norte.

No sábado, 40 atletas seguiram viagem rumo a Pindamonhangaba, para disputar rodadas no ginásio João do Pulo. Na categoria Mirim Feminino, Caraguá enfrentou o time da casa vencendo a rodada por 61x30. Na sequência, a equipe SEJELP garantiu a partida contra o Gibi Massaguaçu, no Mirim Masculino, com placar de 65x40. Em seguida foi a vez de Caraguá levar a melhor, com vitória apertada de 18x17 da partida contra Pinda, válida pela categoria Mini Feminino. A vizinha São Sebastião venceu a equipe pindense na última rodada do sábado, por 67x8 no Mirim Masculino.

No último domingo (25), o Governo Municipal, através da Secretaria de Esportes sediou as partidas da NLBV no ginásio do Tinga. Na categoria Mirim Feminino, Caraguá venceu São Sebastião por 43x31. O Mirim Masculino jogou em seguida e o Gibi Massaguaçu acabou derrotado pela equipe sebastianense por 34x21. Na Sub-21 Feminino, por 52x33 e encerrando as competições deste final de semana pela NLBV, os sebastianenses venceram Caraguá na categoria Infanto Masculino  com placar de 61x52.

Grêmio goleia Jetuba em disputa da 1ª Divisão

Uma disputa válida pela 1ª Divisão do Campeonato Amador de Futebol foi realizada na última sexta-feira, 23 de setembro, no campo do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG), em Caraguá.

Enfrentaram-se as equipes A.E. Grêmio e Jetuba F.C, com gols de Rodrigo Aparecido, Luciano, Wersley e vitória mais do que merecida para o Grêmio.

O Campeonato Amador é uma realização do Governo Municipal através do Departamento de Futebol da Secretaria de Esportes e Recreação.

Campeonato de Futebol Veterano teve início neste final de semana em Caraguá

O Campeonato de Futebol Veterano teve início neste sábado, 24 de setembro, com jogos nos campos do CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) e Clube Atlético Poiares.

Com realização do Governo Municipal através do Departamento de Futebol da Secretária de Esportes, a primeira rodada foi entre as equipes E.C. Indaiá e C.A. Fortaleza pelo grupo “A”, no CEMUG, vitória do Fortaleza por 2 a 0 e gols de Joaquim Benedito e Vicente.

Ainda pelo grupo “A”, o E.C. Tabatinga venceu por 2 a 0 o E.C. Estrela do Morro. Os gols da rodada foram marcados por Joel e Antonio Oliveira.

No campo do Atlético Poiares, enfrentaram-se pelo grupo “B” as equipes E.C. São José e C.A. Guarani. O placar final foi de 1x0, com gol de Silvio e vitória do Guarani.

No domingo fechando a rodada do final de semana, enfrentaram-se no CEMUG, E.C. Tourinhos e E.C. Primavera, com gol de Ismael e vitória do Tourinhos por 1x0.