quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Educação e Esporte

 
Por Rubens Castro*
Sedução é a palavra certa para definir o sentimento “obrigatório” que deve existir entre as pessoas que se educam mutuamente sendo as protagonistas desta relação os professores e alunos. Seduzir através do encantamento que o conteúdo proporciona somado a uma boa aula e o envolvimento de quem educa: não é a receita de sucesso mas é um excelente começo.
O esporte tem como pilar estratégico nesta relação a paixão por quem o pratica, mas pode ser muito mais explorado. Nada se torna mais interessante quando se trata de paixão.
Neste contexto de densa expectativa, quanto aos eventos esportivos que acontecerão no Brasil nos próximos anos e os impactos na sociedade através da mídia, o esporte se torna inevitável expoente dentro das escolas.
O tema pode e deve ser explorado ao máximo e proporcionará um clima bem favorável para que bons projetos esportivos/educacionais sejam implantados e que suas variáveis de conteúdo sejam expostas e aproveitadas pela comunidade, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento dos educandos.
Só a prática esportiva em si já é algo positivo. Inúmeros benefícios podem ser apontados porém deve haver o enfoque globalizador [1] para que os tentáculos dos conteúdos possam se estender.
A Geografia entra em pauta pois diversos países estarão à vista, bem como suas culturas, costumes e economia.
A Matemática é tão rica numa olimpíada que os números são constantes na mídia. Milésimos de segundo, pontuação dos países, saldo de pontos, porcentagem... tudo fica interessante.
Temas como doping, preconceito, etnia compõem o contexto antropológico e rico de saber.
A Educação Física nunca esteve tanto em evidência e as possibilidades educacionais são ilimitadas e melhor ainda, apaixonantes.
Afinal, quem não gosta de aprender se divertindo?
Vamos para a quadra de aula?



* Rubens Castro é professor de Educação Física e Secretário Adjunto de Esportes da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba


[1] ZABALA, Antonio – Enfoque Globalizador e pensamento complexo: Uma proposta para o currículo escolar – Porto Alegre, RS, 2002.



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