quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Inscrições para os Jogos Escolares Municipais estão abertas até 30 de setembro em Caraguá

As inscrições podem ser feitas até 30 de setembro nas categorias Pré-Mirim e Mirim (12 e 14 anos). As modalidades do JEM são Basquetebol, Damas, Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez

O Governo Municipal, através da Secretaria de Esportes e Recreação realizará de 7 a 13 de outubro a edição 2011 do JEM – Jogos Escolares Municipais.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro nas modalidades Basquetebol, Damas, Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez, para estudantes nas categorias Pré-Mirim (12 anos) e Mirim (14 anos).

Podem participar das competições unidades escolares municipais, estaduais e particulares de Caraguatatuba, que estejam com os alunos-atletas regularmente matriculados.

De acordo com o Diretor de Esportes da SECER, Mario Luiz da Silva, os principais objetivos do JEM são promover a saúde e o desenvolvimento físico e intelectual através do esporte, propiciar a integração entre participantes de diferentes unidades escolares ampliando as oportunidades de socialização, incentivar hábitos saudáveis e favorecer o surgimento de novos talentos em Caraguá.

Conforme o regulamento do JEM, cada aluno poderá participar de duas modalidades, sendo uma individual e outra coletiva. As inscrições poderão ser feitas pelas Unidades Escolares, até às 16h do dia 30 de setembro, por meio de documento protocolado na Secretaria de Esportes e Recreação.

Confira o regulamento e programação do JEM no Blog da Secretaria de Esportes acessando www.esportecaragua.blogspot.com e na página do Esporte do site da Prefeitura de Caraguá: www.caraguatatuba.sp.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 3888-8923 e 7813-8923. Participe!

Congresso Técnico do JEM
Acontece no dia 27 de setembro, na próxima terça-feira, o Congresso Técnico dos Jogos Escolares Municipais (JEM). A reunião será realizada às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos. 


REGULAMENTO - 2011

A – REGULAMENTO GERAL

I – DOS OBJETIVOS

Artigo 1o –
Os Jogos Escolares Municipais de Caraguatatuba ( JEM ), são destinados às representações das Unidades Escolares das Redes Municipal, Particular , Estadual e Federal de Ensino Fundamental, Médio e Técnico, na modalidade, categoria e sexo em que se inscreverem, tendo como objetivos:
·         promover  a saúde e o desenvolvimento físico e intelectual pela prática desportiva;
·         a integração e o intercâmbio dos participantes das Unidades Escolares ampliando as oportunidades de socialização;
·         a aquisição de hábitos saudáveis;
·         favorecer o surgimento de novos talentos representativos do esporte.


II – DAS MODALIDADES

Artigo 2o – Serão disputadas as seguintes modalidades para ambos os sexos:



1.    Basquetebol;
2.    Damas;
3.    Futsal;
4.    Handebol;
5.    Tênis de Mesa;
6.    Voleibol;
7.    Xadrez;
Parágrafo Único - O aluno poderá participar em até 2 modalidades, a saber:
1 (uma) entre Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol e 1 (uma) entre , Damas, Tênis de Mesa e Xadrez.


III - DAS CATEGORIAS

Artigo 3º -
Serão disputadas as seguintes categorias:

- Pré Mirim – até 12 anos (ano base - 1999 )
- Mirim  - até 14 anos (ano base – 1997 );

§ 1º - Cada Unidade Escolar poderá inscrever apenas uma equipe por categoria, modalidade e sexo.
§ 2º - O aluno não poderá participar em mais de uma Categoria;
§ 3º - O aluno da categoria Pré-Mirim poderá participar na categoria Mirim;
§ 4º - O aluno inscrito em uma categoria superior, desde que não tenha constado em súmula, poderá participar da sua categoria.

IV - DAS FASES
Artigo 4º - O JEM será disputado, sucessivamente, na seguinte seqüência:
a – Classificatória
b – Emparceramento/semi-finais
c - Fase final

V - DAS INSCRIÇÕES
Artigo 5º - A inscrição e a participação dos alunos serão de inteira responsabilidade da Direção da Unidade Escolar e do(s) Professor(es) de Educação Física.

Artigo 6º - Para ser considerada inscrita a Unidade Escolar deverá enviar ofício, em papel timbrado, para a Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, assinado pela Direção, especificando a categoria, a modalidade e o sexo.



VI – PRAZO DE ENTREGA DE RELAÇÕES NOMINAIS E DOCUMENTOS

Artigo 7º -
Deverão ser entregues até o primeiro jogo da equipe, obrigatoriamente digitadas ou datilografadas e sem rasuras, contendo a data de nascimento, o número do Registro de Matrícula  do aluno, assinatura e carimbo da Direção da Escola, juntamente com os documentos constantes no parágrafo 1º deste artigo, não podendo faltar nenhum dos dados anteriormente citados:
§ 1º - Os documentos obrigatórios a serem anexados às Relações Nominais no ato da sua entrega e que deverão acompanhá-las até a Fase Final são os seguintes:

Declaração Escolar de matrícula e freqüência de todos os alunos inscritos no JEM, em papel timbrado da Unidade Escolar,  assinada e carimbada pela Direção da Unidade Escolar; Cópia de documentos: CREF para os Professores de Educação Física, e RG. para os auxiliares;
§ 2º - Após a entrega das Relações Nominais não serão permitidas substituições e ou inclusões de aluno(s) e Professor(es) nas mesmas, devendo ser anulados os espaços em branco.
Parágrafo Único – Os modelos de documentos solicitados no Artigo 7º estão disponíveis para download no site oficial da prefeitura: www.caraguatatuba.sp.gov.br , no botão: Jogos Escolares Municipais.
 
VII - DA PARTICIPAÇÃO

Artigo 8º -
Para a participação nos Jogos Escolares é indispensável que os alunos sejam regularmente matriculados no Ensino Fundamental ou Médio (Técnico), com freqüência comprovada na Unidade Escolar.
§ 1º - O aluno só poderá participar representando uma Unidade Escolar na qual estiver matriculado;
§ 2º - Em caso de transferência para outra Unidade Escolar o aluno que já participou(constar o nome em súmula) no ano terá a sua participação vetada pela nova Unidade Escolar.

Artigo 9º - A equipe deverá, obrigatoriamente, ser dirigida, em todas as Fases, por Professores de Educação Física da Unidade Escolar, cujos nomes constem da relação nominal. No impedimento do Professor inscrito, a equipe poderá ser dirigida pela Direção ou pelo Coordenador Pedagógico, indicado por ofício, em papel timbrado da Unidade Escolar, assinado pela Direção da mesma. Todos deverão apresentar documento original (com foto) que os identifiquem, obedecendo aos limites estipulados.
Artigo 10 - O limite de inscrição nas modalidades de Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol são de 15(quinze) alunos; nas modalidades de Damas, Tênis de Mesa e Xadrez é de 8(oito) alunos. Poderão constar nas súmulas de Basquetebol e Voleibol até 12 (doze) alunos, nas de Futsal e de Handebol até 14(quatorze) alunos. Nas modalidades de Damas, Tênis de Mesa e Xadrez conforme estabelecido nos regulamentos técnicos respectivos. Na modalidade de Atletismo deverão ser definidos os alunos por prova na relação nominal, a qual deverá ser entregue no Congresso Específico.
Artigo 11 – § 1º – O Prof. de Educação Física responsável, deverá ter e apresentar, quando requisitado pela comissão organizadora, a relação de documentação, as Declarações Escolares de Matrículas e Frequência de todos os alunos de sua delegação.

VIII - DAS FORMAS DE DISPUTA
Artigo 12 - As competições, em todas as Fases, exceto na Final , serão realizadas de acordo com o número de equipes participantes, obedecendo ao Regulamento Técnico e aos seguintes critérios:
1) Eliminatório Duplo e/ou
2) 2 equipes - confronto direto;
3) até 5 equipes – Chave única com turno entre os participantes;
4) 6 ou mais equipes, serão divididos em grupos de no máximo 4(quatro) e no mínimo 3(três) participantes;
4.a) de 6 a 8 equipes: Fase Classificatória: dividida em dois Grupos - A e B - classificando-se os dois primeiros de cada Grupo.
Fase Final: os dois primeiros de cada grupo disputarão de 1º a 4º lugares da seguinte maneira:
Jogo 1 - 1º do grupo "A" x 2º do Grupo "B";
Jogo 2 - 1º do Grupo "B" x 2º do Grupo "A";
Jogo 3 - Perdedor do Jogo 1 x Perdedor do Jogo 2 - (Disputa de 3º e 4ºlugares);
Jogo 4 - Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2 - (Disputa de 1º e 2º lugares).
4.b) de 09 a 11 equipes: Fase Classificatória: dividida em três Grupos - A, B e C - as equipes jogarão entre si dentro de seus respectivos grupos, classificando-se o primeiro colocado de cada grupo.
Fase Final: formação de Grupo Único, que em turno simples apurar-se-á o 1º, 2º e 3º lugares.
4.c) de 12 a 16 equipes: Fase Classificatória: dividida em quatro Grupos - A, B, C e D - as equipes jogarão entre si dentro de seus respectivos grupos, classificando-se o primeiro colocado de cada grupo.
Fase Final: formação de Grupo Único, onde através de turno simples apurar-se-á o 1º, 2º e 3º lugares.
4.d) 17 equipes: Fase Classificatória: dividida em cinco Grupos - A, B, C, D e E - as equipes jogarão entre si dentro de seus respectivos grupos, classificando-se o primeiro colocado de cada grupo.
Fase Final: formação de Grupo Único, que em turno simples apurar-se-á o 1º, 2º e 3º lugares.
4.e) de 18 a 24 equipes: Fase Classificatória: formação de seis Grupos - A, B, C, D, E e F - as equipes jogarão entre si dentro de seus respectivos grupos, classificando-se o primeiro colocado de cada grupo.
Fase Semifinal: Formar-se-ão dois Grupos - G e H - da seguinte forma:
Grupo "G" Grupo "H"
1º do Grupo "A" 1º do Grupo "B";
1º do Grupo "C" 1º do Grupo "D";
1º do Grupo "E" 1º do Grupo "F";
Fase Final: os dois primeiros de cada grupo disputarão de 1º a 4º lugares da seguinte maneira:
Jogo 1 - 1º do grupo "G" x 2º do Grupo "H";
Jogo 2 - 1º do Grupo "H" x 2º do Grupo "G";
Jogo 3 - Perdedor do Jogo 1 x Perdedor do Jogo 2 - (Disputa de 3º e 4º lugares);


Jogo 4 - Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2 - (Disputa de 1º e 2º lugares).

4.g A critério da Comissão Técnica.

Parágrafo Único - Será sede  (mandante), a Unidade Escolar que tiver  o maior número de equipes participantes no JEM, ou a critério da comissão organizadora.

Artigo 13 - A realização da competição de qualquer modalidade somente será possível com a confirmação de no mínimo 2(duas) equipes.
Artigo 14 - A responsabilidade da organização e execução de todas as fases do JEM, será da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba e o Sistema de Disputa deverá respeitar os Regulamentos Técnicos de cada Modalidade.

IX - DOS JOGOS OU COMPETIÇÕES

Artigo 16 -
Os jogos ou competições terão início nos horários fixados pela Comissão Técnica, sendo considerada perdedora, por não comparecimento, a Unidade Escolar que não se apresentar nos locais de jogos ou competições nos horários programados, observados os 15(quinze) minutos de tolerância para o horário previsto do jogo ou competição, com exceção de Damas e Xadrez. A Secretaria de Esportes e Recreação não será responsável peo transporte dos alunos aos locais de competição bem como pelos uniformes.

Artigo 17 - Somente a Comissão Técnica poderá transferir os jogos e competições, não necessitando, para tanto, da aprovação das Unidades Escolares participantes.

Artigo 18 - Quaisquer jogos ou competições que venham a ser suspensos ou transferidos por motivos imperiosos terão novos horários marcados pela Comissão Organizadora em tempo hábil para sua realização.

Artigo 19 - As equipes que abandonarem as disputas serão desclassificadas e os resultados serão considerados nulos na Fase em que for configurado o abandono:
§ 1º - Configuram o abandono as seguintes situações;

a - deixar de comparecer a última partida dentro de um turno quando não houver possibilidade de classificação;
b - duas ausências nas modalidades coletivas;
c - não comparecer à competição programada nas modalidades individuais;
d - deixar de comparecer na partida que define sua classificação final dentro da modalidade, em qualquer Fase;
e - comparecer ao local dos jogos ou competições e se recusar a jogar ou competir;
f - desistir oficialmente da competição entre uma Fase e outra;
§ 2º - As equipes classificadas para as Fases seguintes que desistirem, sem tempo hábil para sua substituição, estarão impedidas de participar na categoria, modalidade e sexo no ano subseqüente.

Artigo 20 - Será considerada como mandante a equipe que se encontrar à esquerda na programação dos jogos. Caso haja coincidência na cor dos uniformes, caberá a esta a troca dos mesmos, depois de detectada a ocorrência, no prazo de 15(quinze) minutos:
Parágrafo Único – Na modalidade de Basquetebol, a equipe que se encontrar à esquerda na programação, deverá usar camisetas de cores claras e a equipe à direita deverá usar camisetas de cores escuras.
X - DA ORGANIZAÇÃO
Artigo 21 - A organização e realização serão de responsabilidade da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba.
Artigo 22 - Os representantes da SECER terão a responsabilidade de examinar os documentos dos alunos inscritos nos Jogos Escolares Municipais, de acordo com o estabelecido neste regulamento.
Artigo 23 – Caso seja necessário, será realizado Congresso Técnico, antes do início de cada Fase.
Artigo 24 - Os Responsáveis pela Organização dos Jogos Escolares Municipais poderão, em casos de flagrante irregularidade, realizar diligências para apuração devendo, se comprovadas, desclassificar a equipe da Unidade infratora administrativamente e em seguida, representar à Comissão Disciplinar.


XI - DA JUSTIÇA DESPORTIVA
Artigo 25 - A Justiça Desportiva será aplicada pelas Comissões Disciplinares Permanentes e/ou Comissão Especial , de acordo com o Código de Justiça Desportiva.
Parágrafo Único - A infração disciplinar praticada pelo aluno menor de 14 (quatorze) anos (Lei 9615 - art. 50 - § 2º - "Lei Pelé") será punida com suspensão automática de 01 (uma) a 02 (duas) partidas conforme a gravidade da infração, a critério dos responsáveis pela organização de cada Fase.

Artigo 26 - As Comissões Disciplinares Permanentes ou Comissão Especial deverão julgar todas as representações antes de iniciar a Fase subseqüente:
Parágrafo Único - A sentença prolatada deverá ser comunicada ao coordenador da modalidade, à Direção da Unidade Escolar, à Diretoria de Ensino, à Secretaria de Educação e à Comissão Organizadora.

Artigo 27 - O prazo para apresentação de recurso às decisões das Comissões Disciplinares Permanentes ou Comissão Especial será de 05(cinco) dias contados a partir do momento em que tais decisões foram prolatadas.


XII - DOS ÁRBITROS
Artigo 28 - Os árbitros deverão ser, obrigatoriamente, credenciados na SECER e serão designados pelos Coordenadores de Modalidades de cada Fase.

XIII - DO CERIMONIAL DE ABERTURA

Artigo 29 -
Haverá, obrigatoriamente, Cerimonial de Abertura, sendo obrigatória a participação de representantes das Delegações, com o número de mínimo de 08 ( oito ) alunos. Perderá 05 (cinco) pontos na classificação geral a Unidade Escolar que se apresentar com o número inferior de alunos, em relação ao mínimo estabelecido. Fica a critério da Comissão Organizadora estabelecer regulamento específico para o Cerimonial de Abertura.
XIV - DOS PRÊMIOS E TÍTULOS
Artigo 30 - Aos campeões e vice-campeões das modalidades coletivas e individuais, por categoria e sexo, serão conferidas medalhas na Fase Final.


Parágrafo Único – aos campeões, vice-campeões e 3º  colocados, no quadro geral de pontuação, serão conferidos troféus na fase final.

XV - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 31 -
A Unidade Escolar e o professor deverão justificar a ausência, por escrito, perante a Organização, até às 16(dezesseis) horas do primeiro dia útil após ter sido efetivado o abandono no jogo ou competição. Não o fazendo, a Unidade Escolar ficará impedida de participar, no ano seguinte, na modalidade, categoria e sexo, ficando ainda, sujeita às sanções que poderão vir a ser aplicadas pelas Comissões Disciplinares Permanentes ou Comissão Especial.

Artigo 32 - As representações apresentadas pelas Unidades Escolares referentes às competições ou jogos, devidamente fundamentadas e acompanhadas de provas, deverão ser feitas em papel timbrado da Unidade Escolar e assinadas pelo Professor envolvido, devendo ser encaminhadas à Comissão Organização que poderá remetê-las às Comissões Disciplinares Permanentes.  Os resultados estarão automaticamente homologados após os referidos prazos:
§ 1º - Não serão apreciadas representações das Unidades Escolares que não forem firmadas pela parte que se julgar diretamente prejudicada pela infração alegada;
§ 2º - Caberá exclusivamente ao impetrante o fornecimento das provas das irregularidades denunciadas.
Artigo 33 - O aluno ou Professor expulso ou desqualificado estará automaticamente suspenso por uma partida na modalidade e sexo, independentemente da punição que lhe poderá ser imposta pelas Comissões Disciplinares Permanentes ou Comissão Especial:
§ 1º - No caso de expulsão ou desqualificação do Professor, o capitão ficará responsável pela equipe até o término do jogo ou competição;
§ 2º - A aplicação de Cartão Vermelho em Handebol para o Professor acarretará em suspensão automática. Para o aluno, a suspensão automática ocorrerá quando a aplicação do cartão vermelho vier acompanhada de relatório do árbitro na súmula.

Artigo 34 - O aluno ou Professor inscrito que não tiver condições de atuação na partida, por estar cumprindo suspensão automática ou apenada pela Justiça Desportiva, deverá se postar ao lado contrário da mesa de controle e dos bancos de reservas, nos locais de competição.

Artigo 35 - Os alunos deverão se apresentar devidamente uniformizados no Cerimonial de Abertura, nas competições e premiações dos Jogos Escolares Municipais

Artigo 36 - Não será permitida, em nenhuma das Fases, a permanência dos Professores, para dirigirem as equipes, trajando bermudas, shorts e chinelos.

Artigo 37 –  Em todas as  Fases o Regulamento Geral e Técnico  deverá ser de conhecimento e rigorosamente respeitado por todos os participantes.

Artigo 38 - O período de realização dos Jogos Escolares em todas as suas Fases será:
a - CATEGORIA PRÉ MIRIM E MIRIM
Inscrições:  de 16 a 27 de Setembro
Congresso Técnico: dia 27 de Setembro
Abertura: dia 07 de Outubro
Encerramento: 13 de Outubro
Parágrafo único: Na fase final, só será permitida a torcida,  autorizada pela direção da escola e, todos os seus integrantes deverão comparecer aos locais de competição uniformizados e acompanhados de Professores responsáveis. Não será permitida a permanência de torcedores sem o uniforme da escola.

B - REGULAMENTO TÉCNICO DAS MODALIDADES



XVII – BASQUETEBOL

Artigo 39 - Os jogos de Basquetebol serão regidos pelas Regras vigentes da Confederação Brasileira de Basquetebol, observadas as exceções previstas neste Regulamento.



Artigo 40 - Para a categoria Pré Mirim e Mirim as partidas terão a duração regulamentar de 32(trinta e dois) minutos, divididos em 4(quatro) quartos de 8(oito) minutos (cronometrados). O intervalo entre os quartos será de 1(um) minuto e entre o 2º e 3º quartos será de 5(cinco) minutos.

Artigo 41 - Os uniformes deverão ser numerados, nas camisas, de 4 a 99 - frente e costas.
§ 1º - Não sendo permitindo, sob quaisquer hipóteses, o uso de pincéis, canetas, fitas adesivas e outros.

Artigo 42 - A tabela a ser utilizada será a da categoria adulto.
Artigo 43 - A bola a ser usada será:
Nas Categorias Pré-Mirim e Mirim Masc./Fem.  = Bola 6.4;

Artigo 44 - Para efeito de classificação, em qualquer das Fases, serão adotados os seguintes critérios:
1 – PONTUAÇÃO
Vitória = 2(dois) pontos - Derrota = 1(um) ponto - Ausência = 0(zero) ponto
2 – DESEMPATE
Entre as equipes empatadas, os critérios adotados serão:
2.1 - Entre 2(duas) Unidades Escolares será decidido pelo confronto direto já realizado entre elas;
2.2 - Entre 3(três) ou mais Unidades Escolares, a decisão será pelo sistema de saldo de pontos nas partidas realizadas entre elas;
a - Persistindo o empate entre algumas dessas Unidades Escolares, classificar-se-á aquela, entre as empatadas, que obtiver o maior número de pontos nas partidas realizadas entre elas;
b - Persistindo, ainda, o empate entre algumas dessas Unidades Escolares, verificar-se-á o melhor saldo de pontos das referidas Unidades empatadas em toda a Fase que se deu o empate;
c - Persistindo, ainda, o empate entre algumas dessas Unidades Escolares, a decisão será por sorteio.

XVIII – DAMAS

Artigo 45 -
As Regras das competições de Damas serão as vigentes da Confederação Brasileira de Damas, observadas as exceções previstas neste Regulamento.

Artigo 46 - A modalidade será disputada por equipes, de ambos os sexos, nas Categorias Pré-Mirim e Mirim:
Parágrafo Único - Antes do início das Fases l, o Professor deverá definir, entre os 8(oito) inscritos, os 4(quatro) titulares que participarão a cada rodada, identificando o capitão.
Artigo 47 - Até 5(cinco) minutos antes do início de cada rodada, em todas as Fases, o Professor responsável deverá entregar a escalação de sua equipe por ordem de tabuleiros, não podendo haver mais alterações. Caso contrário, será obedecido a ordem de inscrição.
Parágrafo Único - O Professor permanecerá no local da competição até o final da participação de sua equipe, assinando a súmula ao final do match.

Artigo 48 - As equipes só poderão iniciar uma partida com o número mínimo de 3(três) alunos.
Artigo 49 - Os alunos deverão levar, em todas as Fases, as peças, tabuleiros e no mínimo 2(dois),relógios para as competições e apresentar-se devidamente uniformizados - camisa ou agasalho:
§ 1º - Não será permitido, sob quaisquer hipóteses, o uso de pincéis, canetas, fitas adesivas e outros.
Artigo 50 - As formas de disputa serão de acordo com o Artigo 12 do Regulamento Geral dos Jogos Escolares ou Sistema Suíço:
Parágrafo Único - Na Final poderá ser adotado o critério de turno, utilizando-se o Sistema Schuring.
Artigo 51 -  Cada damista terá o tempo de 30(trinta) minutos para completar sua partida em Sistema Nocaute:
Parágrafo Único - Para se configurar o W.O. por equipe, o início da rodada terá a tolerância de 30(trinta) minutos em relação ao horário programado e para o W.O. individual será de 30(trinta) minutos após o início efetivo da rodada, com o relógio acionado.

Artigo 52 - Na Fase Final Estadual cada damista terá o tempo de 60(sessenta) minutos para completar sua partida em Sistema Nocaute, sendo utilizado, para os 5(cinco) minutos finais de cada, controle de tempo das Regras do Jogo de Damas Nocaute da Confederação Brasileira de Damas:
Parágrafo Único - Para se configurar o W.O. por equipe, o início da rodada terá a tolerância de 60(sessenta) minutos em relação ao horário programado e para o W.O. individual será de 60(sessenta) minutos após o início efetivo da rodada, com o relógio acionado.




Artigo 53 – Fica a critério dos Professores a anotação das partidas nas planilhas pelos seus alunos, não obrigatório aos concorrentes.

Artigo 54 - Para efeito de contagem de pontos será considerado:
Vitória por tabuleiro = 2(dois) pontos - Empate = 1(um) ponto - Derrota = 0 (zero) ponto.

Artigo 55 - Para efeito de classificação por equipe, será vencedora aquela que somar a maior pontuação por tabuleiros de todas as partidas em disputa:
1 - PONTUAÇÃO
Vitória = 3 (três) pontos - Empate = 1 (um) ponto - Derrota = 0,5 (meio) ponto - Ausência = 0 (zero) ponto

2 - DESEMPATE - O critério de desempate será o seguinte:
Sistema Schuring:
2.1 - Entre 2(duas) Unidades Escolares a decisão será:
a - confronto direto;
b - pontos por tabuleiro;
c - melhor pontuação no 1º tabuleiro;
d - melhor pontuação no 2º tabuleiro;
e - melhor pontuação no 3º tabuleiro;
f - sorteio.
2.2 - Entre 3(três) ou mais equipes a decisão será:
a - pontos por tabuleiro;
b - melhor pontuação no 1º tabuleiro;
c - melhor pontuação no 2º tabuleiro;
d - melhor pontuação no 3º tabuleiro;
e - melhor pontuação no 4º tabuleiro;
f - sorteio.

2.3 - Sistema Suíço:
a - Pontos por tabuleiro;
b - Escore acumulado de pontos por match;
c - Escore acumulado de pontos por tabuleiro;
d - Escore acumulado corrigido de pontos por match;
e - Escore acumulado corrigido de pontos por tabuleiro;
f - Sorteio.

XIX – FUTSAL

Artigo 56 -
Os jogos de Futsal serão regidos pelas Regras vigentes da Confederação Brasileira de Futsal, observadas as exceções previstas neste Regulamento.


Artigo 57 - Para a categoria Pré-Mirim e Mirim as partidas terão a duração regulamentar de 32(trinta e dois) minutos, divididos em 4(quatro) quartos de 8(oito) minutos cronometrados. O intervalo entre os quartos será de 1(um) minuto e entre o 2º e 3º quartos será de 5(cinco) minutos:


§ 1º - Cada equipe terá direito a 1(um) pedido de tempo em cada quarto;
§ 2º - O reinício da partida entre os quartos será no meio da quadra com posse de bola alternada em cada período. {(A-B / B-A) ou (B-A / A-B)}.

Artigo 58 - O uso da caneleira será obrigatório em todas as Fases.

Artigo 59 - Os uniformes deverão ser numerados, nas camisas, frente e costas.
§ 1º - Não será permitido, sob quaisquer hipóteses, o uso de pincéis, canetas, fitas adesivas e outros.

Artigo 60 - A bola a ser usada será:
Na Categoria Pré-Mirim e Mirim Masc e Fem = Bola Infantil


Artigo 61 - Para efeito de classificação, em qualquer das Fases, serão adotados os seguintes critérios:
1 – PONTUAÇÃO
Vitória = 3(três) pontos - Empate = 2(dois) pontos - Derrota = 1(um) ponto - Ausência = 0(zero) ponto

2 – DESEMPATE
Entre as equipes empatadas, os critérios adotados serão:
2.1 - Entre 2(duas) Unidades Escolares, será decidido pelo confronto direto já realizado entre elas;


a - Persistindo o empate entre duas dessas Unidades Escolares, será classificada a equipe que obtiver o maior número de vitórias nas partidas realizadas pelas empatadas na Fase em que houve o empate;
b - Persistindo, ainda, o empate entre duas dessas Unidades Escolares, será classificada a equipe que obtiver o maior saldo de gols nas partidas realizadas pelas empatadas na Fase em que houve o empate;
c - Persistindo, ainda, o empate entre duas Unidades Escolares verificar-se-á aquela, entre as empatadas, que obtiver o maior número de gols na Fase em que houve o empate;
d - Persistindo, ainda, o empate entre essas duas Unidades Escolares, a decisão será por sorteio.
2.2 - Entre 3(três) ou mais Unidades Escolares, a decisão primeira será pelo número de vitórias nas partidas realizadas entre elas na Fase em que houve o empate;
a - Persistindo o empate entre algumas dessas Unidades Escolares, classificar-se-á aquela, entre as empatadas, que obtiver o maior saldo de gols nas partidas realizadas entre elas, na Fase em que houve o empate;
b - Persistindo, ainda, o empate entre algumas dessas Unidades Escolares verificar-se-á aquela, entre as empatadas, que obtiver o maior número de gols entre elas, em toda a Fase que houve o empate;
c - Persistindo, ainda, o empate entre algumas dessas Unidades Escolares, a decisão será por sorteio.

Artigo 62 - Caso haja a necessidade de apurar um vencedor, os critérios adotados serão os seguintes:
a - Prorrogação de 10(dez) minutos, divididos em 2(dois) períodos de 5(cinco) minutos, sem intervalo;
b - Persistindo o empate na prorrogação será cobrada uma série de 5 (cinco) penalidades máximas, alternadamente, sendo obrigatória à troca de jogadores, vencendo a equipe que marcar o maior número de gols;
c - Persistindo, ainda, o empate serão cobradas tantas penalidades máximas quantas forem necessárias, alternadamente, sendo obrigatória à troca de jogadores, vencendo a equipe que conseguir a primeira vantagem.

XX - HANDEBOL

Artigo 63 -
Os jogos de Handebol serão regidos pelas Regras vigentes da Confederação Brasileira de Handebol, observadas as exceções previstas neste Regulamento.



Artigo 64 - Para as categorias Pré-Mirim e Mirim as partidas terão a duração regulamentar de 32(trinta e dois) minutos, divididos em 4(quatro) quartos de 8(oito) minutos cronometrados. O intervalo entre os quartos será de 1(um) minuto e entre o 2º e 3º quartos será de 5(cinco) minutos:
§ 1º - Cada equipe terá direito a 1(um) pedido de tempo em cada quarto;
§ 2º - O reinicio da partida entre os quartos, será no meio da quadra com posse de bola alternada em cada período. {(A - B / B - A) ou (B - A / A - B)}.

§ 2º - Cada equipe terá direito a 1(um) pedido de tempo em cada período, não sendo acumulativo.

Artigo 65 - Os uniformes deverão ser numerados, nas camisas, de 1 a 20 - frente e costas:

Parágrafo Único - É obrigatória a inscrição dos números nos uniformes utilizados, não sendo permitindo, sob quaisquer hipóteses, o uso de pincéis, canetas e fitas adesivas e outros.

Artigo 66 - A bola a ser usada será:
Nas Categorias Pré-Mirim e Mirim Masc.Fem.: Bola Mirim (H2L);

Artigo 67 - Para efeito de classificação, em qualquer das Fases, serão adotados os seguintes critérios:

1 – PONTUAÇÃO
Vitória = 3(três) pontos - Empate = 2(dois) pontos - Derrota = 1(um) ponto - Ausência = 0(zero) ponto

2 – DESEMPATE
Entre as equipes empatadas, os critérios adotados serão:
2.1 - Entre 2(duas) Unidades Escolares, será decidido pelo confronto direto já realizado entre elas;
a - Persistindo o empate entre duas dessas Unidades Escolares, será classificada a equipe que obtiver o maior número de vitórias nas partidas realizadas pelas empatadas na Fase em que houve o empate;
b - Persistindo, ainda, o empate entre duas dessas Unidades Escolares, será classificada a equipe que obtiver o maior saldo de gols nas partidas realizadas pelas empatadas na Fase em que houve o empate;
c - Persistindo, ainda, o empate entre duas dessas Unidades Escolares, verificar-se-á aquela, entre as empatadas, que obtiver o maior número de gols na Fase em que houve o empate;
d - Persistindo ainda o empate entre essas duas Unidades Escolares, a decisão será por sorteio.

2.2 - Entre 3(três) ou mais Unidades Escolares, a decisão primeira será pelo número de vitórias nas partidas realizadas entre elas na Fase em que houve o empate;
a - Persistindo o empate entre algumas dessas Unidades Escolares, classificar-se-á aquela, entre as empatadas, que obtiver o maior saldo de gols nas partidas realizadas entre elas, na Fase em que houve o empate;
b - Persistindo ainda o empate entre algumas dessas Unidades Escolares verificar-se-á aquela, entre as empatadas, que obtiver o maior número de gols entre elas, em toda a Fase que houve o empate;
c - Persistindo ainda o empate entre algumas dessas Unidades Escolares, a decisão será por sorteio.

Artigo 68 - Caso haja necessidade de apurar um vencedor, os critérios adotados serão os seguintes:
a - Prorrogação de 10(dez) minutos, divididos em 2(dois) períodos de 5(cinco) minutos, sem intervalo;
b - Persistindo o empate serão cobrados tantos tiros de 7 (sete) metros quantos forem necessários, alternadamente, sendo obrigatória à troca de atletas para cobrança, vencendo a equipe que conseguir a primeira vantagem.


XXI - TÊNIS DE MESA

Artigo 69 -
Os jogos de Tênis de Mesa serão regidos pelas Regras vigentes da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa

Artigo 70 - A modalidade será disputada por equipes nas categorias Pré-Mirim e Mirim em ambos os sexos.
Parágrafo Único - Antes do início de cada Fase - o Professor deverá definir, entre os 8(oito) inscritos, os 3(três) titulares e 1(um) reserva que participarão da rodada, identificando o capitão, não podendo haver mais alterações. Caso contrário será obedecido a ordem de inscrição.
Artigo 71 - Em todas as Fases - As partidas de 11(onze) pontos serão disputadas em melhor de 5(cinco) sets e será obedecido o seguinte critério para os alunos:
AxA;
BxB;
CxC;
§ 1º - É obrigatória a realização dos 3(três) jogos;
§ 2º - Cada equipe terá direito a um pedido de tempo por partida, solicitado pelo Professor ou pelo mesatenista.

Artigo 72 - Nas categorias Pré-Mirim e Mirm a competição será realizada por equipes, duplas e individual em ambos os sexos. Cada Unidade Escolar  poderá indicar até 2(dois) alunos para competição individual e dois alunos para para a competição em duplas, sendo que não poderá repetir um dos alunos:

§ 1º -
O sistema de jogos utilizados na competição por equipe será o criado por “Marcel Corbillon”, disputado em melhor de 5(cinco) jogos, sagrando-se vencedora da partida a equipe que alcançar primeiramente 3(três) vitórias, cuja estrutura é a seguinte:
1º jogo A x X;
2º jogo B x Y;

3º jogo Duplas;
4º jogo A x Y;
5º jogo B x X;

§ 2º – No jogo de Duplas, na partida por equipe, um dos integrantes da dupla não pode ter participado do 1º e 2º jogo da partida;
§ 3º -Nas fases Classificatórias, Oitavas e Quartas de Final, todos os jogos serão disputados em melhor de 3(três) sets de 1(onze) pontos cada, nas competições por equipes e individuais;
§ 4º – Nas fases Semifinais e Finais todos os jogos serão disputados em melhor de 5(cinco) sets de 11(onze) pontos cada, tanto nas competições por equipes e individuais;
§ 5º -A competição individual deverá ser realizada após a competição por Equipes.

Artigo 73 - As equipes só poderão iniciar uma partida com o número mínimo de 3 (três) alunos.
Artigo 74 - Até 5(cinco) minutos antes do início de cada rodada, o Professor responsável deverá entregar a escalação de sua equipe, permanecendo no local de competição até o final da participação de sua equipe.
Parágrafo Único - Recebidas as escalações, os alunos das equipes assinarão as súmulas no espaço reservado.

Artigo 75 - Todos os alunos deverão levar, em todas as
 Fases, raquetes para as competições, sendo obrigatória a de borracha , autorizadas pela ITTF nas cores vermelha e preta.
Parágrafo Único - Em todas as Fases deverá ser utilizada a bola branca ou laranja.

Artigo 76 - Todos os alunos deverão estar devidamente uniformizados(calção e camisa), sendo obrigatório o uso de tênis com meias:
§ 1º - Não será permitido, sob quaisquer hipóteses, o uso de pincéis, canetas, fitas adesivas e outros.

Artigo 77 - As formas de disputa serão de acordo com o Artigo 12 do Regulamento Geral.
Artigo 78 - Para efeito de contagem de pontos será considerado:
Vitória por mesa = 1(um) ponto - Derrota por mesa = 0(zero) ponto

Artigo 79 - Para efeito de classificação, em qualquer das Fases, serão adotados os seguintes critérios:
1 – PONTUAÇÃO
Vitória = 2(dois) pontos - Derrota = 1(um) ponto - Ausência = 0(zero) ponto.
2 – DESEMPATE
Entre as equipes empatadas, os critérios adotados serão:
2.1 - Entre 2(duas) Unidades Escolares, será decidido pelo confronto direto já realizado entre elas;
2.2 - Entre 3(três) ou mais Unidades Escolares, a decisão será pelo sistema de saldo de jogos entre as empatadas;
a - Persistindo o empate, a decisão será obtida pelo saldo de sets,   somado pelo sets pos e sets contra,entre as empatadas;
b - Persistindo o empate, a decisão será pelo saldo de pontos entre as empatadas;
c - Persistindo o empate, a decisão será pelo maior número de sets vencidos entre as empatadas;
d - Persistindo o empate, a decisão será pelo maior número de pontos entre as empatadas;
e - Persistindo o empate, a decisão será feita por sorteio.

XXII – VOLEIBOL

Artigo 80 -
Os jogos de Voleibol serão regidos pelas Regras vigentes da Confederação Brasileira de Voleibol, observadas as exceções previstas neste Regulamento.

Artigo 81 - As partidas serão disputadas em melhor de 3(três) sets.


Parágrafo Único - Na fase Final  a disputa de 1º a 4º lugares será em melhor de 5(cinco) sets.


Artigo 82 - A altura da rede será de:
              Pré Mirim e  Mirim   
Masculino  2,30m    2,40m

Feminino   2,15m    2,20m

Artigo 83 - Os uniformes deverão ser numerados, nas camisas, de 1 a 20 –
frente e costas:
§ 1º - Não será permitido, sob quaisquer hipóteses, o uso de pincéis, canetas, fitas adesivas e outros.

Artigo 84 - A bola a ser usada será a oficial.


Artigo 85 - Para efeito de classificação, em qualquer das Fases, serão adotados os seguintes critérios:
1 – PONTUAÇÃO
Vitória = 2(dois) pontos - Derrota = 1(um) ponto - Ausência = 0(zero) ponto
2 – DESEMPATE
Entre as equipes empatadas, os critérios adotados serão:
2.1 - Entre 2(duas) Unidades Escolares, será decidido pelo confronto direto já realizado entre elas;
2.2 - Entre 3(três) ou mais Unidades Escolares, a decisão será pelo sistema de saldo de "sets" nas partidas realizadas entre elas;
a - Persistindo o empate entre algumas dessas Unidades Escolares, a decisão será obtida pelo saldo de pontos nas partidas realizadas entre elas;
b - Persistindo, ainda, o empate entre algumas dessas Unidades Escolares, a decisão será por sorteio.

XXIII – XADREZ

Artigo 86 -
As Regras das competições de Xadrez serão as vigentes da Confederação Brasileira de Xadrez, observadas as exceções previstas neste Regulamento.

Artigo 87 - A modalidade será disputada por equipes, de ambos os sexos, nas categorias Pré-Mirim e Mirim.
Parágrafo Único - Antes do início de cada Fase - o Professor deverá definir entre os 8(oito) alunos inscritos, os 4(quatro) titulares que participarão a cada rodada, identificando o capitão.
Artigo 88 - Em ambos os sexos, serão realizados em todas as fases a competição individual. Cada U.E. poderá indicar 1(um) aluno, sendo obrigatória a sua participação por equipe.

§ 1º - O sistema de disputa na competição individual será o convencional, sendo 1(uma) hora para cada enxadrista no Sistema Suíço.
§ 2º - A realização da competição individual deverá ser realizada após a competição por equipes., em todas as fases.

Artigo 89 - As equipes só poderão iniciar uma partida com o número mínimo de 3 (três) alunos.

Artigo 90 - Até 5(cinco) minutos antes do início de cada rodada, em todas as Fases, o Professor responsável deverá entregar a escalação de sua equipe por ordem de tabuleiros, não podendo haver mais alterações. Caso contrário será obedecido a ordem de inscrição.
Parágrafo Único - O Professor permanecerá no local de competição até o final da participação de sua equipe, assinando a súmula ao final do match.

Artigo 91 - Os alunos deverão levar, em todas as Fases, as peças, tabuleiros e no mínimo 2 (dois) relógios para as competições e apresentar-se devidamente uniformizados (camisa ou agasalho):
§ 1º - Não será permitido, sob quaisquer hipóteses, o uso de pincéis, canetas, fitas adesivas e outros.

Artigo 92 - As formas de disputa serão de acordo com o Artigo 12 do Regulamento Geral  ou o Sistema Suíço.
Parágrafo Único - Na Final  poderá ser adotado o critério de turno, utilizando-se o sistema Schuring.

Artigo 93-  Em todas as Fases  cada enxadrista terá 30 (trinta) minutos no Sistema Nocaute.
Parágrafo Único - Para se configurar o W.O. por equipe, o início da rodada terá a tolerância de 30 (trinta) minutos em relação ao horário programado e para o W.O. individual será de 30 (trinta) minutos após o início efetivo da rodada, com o relógio acionado.

Artigo 94 - Na Fase Final  por equipe, cada aluno terá o tempo de 60 (sessenta) minutos para completar sua partida em Sistema Nocaute, sendo

utilizadas para os 5 (cinco) minutos finais as Regras do Xadrez Nocaute da FIDE.
Parágrafo Único - Para se configurar o W.O. por equipe, o início da rodada terá a tolerância de 60 (sessenta) minutos em relação ao horário programado e para o W.O. individual será de 60 (sessenta) minutos após o início efetivo da rodada, com o relógio acionado.

Artigo 95 - Somente na Fase Final , na competição por equipes, fica a critério dos Professores  a anotação das partidas nas planilhas pelos seus alunos, não sendo obrigatório aos concorrentes.

Artigo 96 - Para efeito de classificação individual será considerado:
1 – PONTUAÇÃO:
Vitória por tabuleiro = 1,0 ponto - Empate = 0,5 ponto - Derrota = 0 (zero) ponto.
2 – DESEMPATE :O critério de desempate será o seguinte:
2.1 – Entre 2(duas) Unidades Escolares a decisão será: a) confronto direto; b-uma partida relâmpago, onde as brancas jogam com tempo de 6 minutos e as negras com o tempo de 5 minutos, sendo que as negras jogam pelo empate.
2.2 – Entre 3(três) ou mais equipes a decisão será : a – sonnemborg berg. B – maior número de vitórias. C – sorteio.
2.3 – Sistema suíço : a – Escore acumulado de pontos. B – Milésimos FPX; c – Milésimos totais. D – Sorteio.

Artigo 97 - Para efeito de classificação por equipe, será vencedora aquela que somar a maior pontuação por tabuleiros de todas as partidas em disputa:
1 - PONTUAÇÃO
Vitória = 3 (três) pontos - Empate = 2 (dois) pontos - Derrota = 1 (um) ponto - Ausência = 0 (zero) ponto
2 - DESEMPATE - O critério de desempate será o seguinte:
Sistema Schuring:
2.1 - Entre 2 (duas) Unidades Escolares a decisão será:
a - confronto direto;
b - pontos por tabuleiro;
c - melhor pontuação no 1º tabuleiro;
d - melhor pontuação no 2º tabuleiro;
e - melhor pontuação no 3º tabuleiro;
f - sorteio.
2.2 - Entre 3 (três) ou mais equipes a decisão será:
a - pontos por tabuleiro;
b - melhor pontuação no 1º tabuleiro;
c - melhor pontuação no 2º tabuleiro;
d - melhor pontuação no 3º tabuleiro;
e - melhor pontuação no 4º tabuleiro;
f - sorteio.
2.3 - Sistema Suíço:
a - Pontos por tabuleiro;
b - Escore acumulado de pontos por match;
c - Escore acumulado de pontos por tabuleiro;
d - Escore acumulado corrigido de pontos por match;
e - Escore acumulado corrigido de pontos por tabuleiro;
f - Sorteio.

Artigo 98 - Os casos omissos deste Regulamento serão resolvidos, em cada Fase, pelos responsáveis da organização dos Jogos Escolares Municipais.

Artigo 99 – Este Regulamento entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário. 


Relação Nominal
Unidade Escolar:

Modalidade:

Categoria:                                                                Sexo:

Nome
Data de Nascimento
R.M

1.     



2.     



3.     



4.     



5.     



6.     



7.     



8.     



9.     



10.   



11.   



12.   



13.   



14.   



15.   



16.   



17.   



18.   




Professor:                                                                           assinatura:


Auxiliar:                                                                               assinatura:

Direção da Escola:                                                            carimbo e assinatura:



Artigo 7º (Relação Nominal)
Deverão ser entregues até o primeiro jogo da equipe, obrigatoriamente digitadas ou datilografadas e sem rasuras, contendo a data de nascimento, o número do Registro de Matrícula  do aluno, assinatura e carimbo da Direção da Escola, juntamente com os documentos constantes no parágrafo 1º deste artigo, não podendo faltar nenhum dos dados anteriormente citados:



Declaração de Matrícula

Unidade Escolar:
Declaro para fins de participação nos Jogos Escoleres Municipais – 2011, que os alunos inscritos nas modalidades, categorias e sexo, constantes das relacões nominais, estão regularmente matrículados e frequentando as aulas nesta unidade escolar.


Direção da Escola:                                                     carimbo e assinatura



Artigo 7º parágrafo 1º
Declaração Escolar de matrícula e freqüência de todos os alunos inscritos no JEM, em papel timbrado da Unidade Escolar,  assinada e carimbada pela Direção da Unidade Escolar; Cópia de documentos: CREF para os Professores de Educação Física, e RG. para os auxiliares;









Programação - JEM  -  2011
DATA: DE 07 A 13 DE OUTUBRO   















MODALIDADES / DATAS
27/set.
30/set.
07/out.
08/0ut.
09/out.
10/out.
11/out.
12/out.
13/0ut.
14/out.
15/OUT.
16/OUT.

3ª feira
6ª feira
6ª feira
Sábado
Domingo
2ª feira
3ª feira
4ª feira
5ª feira
6ª feira
Sábado
Domingo

Congresso Técnico
19h












Último prazo para Confirmação de Inscrição

9h às 16h











Cerimonial de Abertura


15h










BASQUETEBOL





M-T
M-T

M-T




DAMAS






M-T






FUTSAL


T
M-T

M-T

M-T
M-T




HANDEBOL



M-T


M-T

M-T




TÊNIS DE MESA







M-T





VÔLEIBOL






M-T
M-T
M-T




XADREZ





M-T





















ENCERRAMENTO








 M-T









Obs: Programação sujeita a alterações

M- Manhã / T- Tarde / N- Noite




De 07 a 13 de outubro

Calendário administrativo

·       Inscrições: de 18 a 30 de Setembro


·       Reunião Congresso Técnico: dia 27 de Setembro, às 19h00 na videoteca Lúcio brau,  Pólo Cultural Adaly Coelho Passos


O regulamento geral e toda a programação já estão disponíveis no site www.caraguatatuba.sp.gov.br  - link no botão:  JEM - Jogos Escolares Municipais.

Maiores informações: tel. 3888.1086 – Cel. 7813.8923 ID.96*15.476


Prof. Marinho
Comissão Organizadora


Nenhum comentário:

Postar um comentário